< página inicial




yoga
 
Venha praticar yoga em um lugar silencioso, numa rua tranquila, muito arborizada e fácil de estacionar.
Direção: GOURA LILAH DEVI DASI ( Lize )



Praticado há milhares de anos o yoga pode ser denominado como “uma ciência”, pois é baseado na realização de posturas corporais e controle respiratório que proporcionam diversos benefícios aos seus praticantes.

A associação de movimentos corporais e respiração estimulam, fortalecem, alongam e relaxam todos os órgãos internos, a circulação sanguínea, os músculos e as articulações, regulariza as funções metabólicas além de aumentar o poder de concentração e autocontrole.

Mas não se trata apenas de exercícios corporais, é primeiramente uma filosofia oriental que há séculos vem arrebanhando mais e mais adeptos, de diferentes credos religiosos, que procuram acima de tudo o equilíbrio entre o corpo e a mente, uma pausa em meio à correria e o stress do dia-a-dia; seja qual for o motivo pelo qual o yoga é inicialmente procurado, que pode ser para ganhar vitalidade, aliviar as tensões, etc.

Seus métodos são diversos da cultura física simplesmente, e através do rico universo que gira em torno do yoga envolvendo a cultura indiana, os alunos vão descobrindo a si mesmos e alcançando um bem estar único fazendo a vida mais simples, deixando a rotina mais prazerosa, conseguindo maior bem estar e dando mais valor à essência das coisas e da vida.

E a atividade também faz bem às crianças. A busca por esta modalidade envolve vários motivos: a criança é muito agitada, está estressada, apresenta problemas respiratórios, dificuldade para dormir ou de concentração. O melhor é que os pais se surpreendem ao perceberem que os benefícios superam as expectativas e que as crianças gostam de realizar a atividade.

Desenvolvendo a percepção corporal, a flexibilidade, ajudando no controle da ansiedade e no equilíbrio emocional as aulas para crianças são muito lúdicas, comparando as posturas com movimentos da natureza e de animais cria-se respeito pela natureza e o espírito da coletividade, pois elas também aprendem que é importante respeitar os limites individuais.



União Real
Em Sânscrito: Raja
O caminho real


Introdução:
É o caminho que fornece ao ser humano estudar, dominar e dirigir a mente. Foi fundada por Patânjali séculos antes de Cristo.A mente foi estudada bem antes de Feud.O controle mental e a natureza pacífica e mística da filosofia hindu.O Raja yoga trata totalmente da mente e dos poderes psíquicos.O objetivo é desenvolver e fortificar tanto a virtude como o poder da concentração.Das numerosas escolas filosóficas, a escola de Patânjali deu influência emvários pensadores: Pitágoras – Platão - Spinosa – Kant - Schopenhauer – Emerson, gnósticos e místicos.

O Raja – yoga nos ensina que a mente é um poder soberano do Universo e quequando duas forças se acham concentradas em um objeto especial, a Natureza Real nos é Revelada.

Chita, substância mental, é um material finíssimo, sutil, que se manifesta por operações da mente. Segundo o Raja - yoga o mundo externo não passa de uma forma grosseira do mundo interno mais sutil.

O mais fino é a causa, o grosseiro o efeito. O homem que descobre e aprende como manipulareste elemento sutil terá toda natureza ao seu controle. Chegará ao ponto que o quechamamos lei da natueza não terá nenhuma influência sobre ele. Na prática da concentraçãoo verdadeiro Yogue que se propõe a dominar e qualificar as vórtices mentais que vemnos atormentando, ficando a nossa mente calma como a calma do oceano.



Yama
Restringir, refrear, domar.
Referindo-se a ter sob controle, o domínio dos impulsos naturais inerentes a todos os seres vivos. O yama é composto de dez regras:

Não-violência
(em Sânscrito - Ahimsa)
Consolidar seu espírito na Verdade.

Verdade
(em Sânscrito - Satya)
É uma obrigação que se deve aplicar não só em relação aos outros, mas em si mesmo.

Não roubar
(em Sânscrito - Asteya)
A cobiça material, ego, tirar a fé, a esperança, a pureza nossa e dos outros.
Mentir para si e para os outros.
Sufocar com chantagem emocional.

Continência
(em Sânscrito - Bramacharya)
Não quer dizer que a união sexual seje pecado, pelo contrário, quem pratica o ato sexual deve fazê-lo com sentimento de respeito e humildade, evitando ações e pensamentos luxuriosos.
Bramacharya é um e estágio que transcende o desejo sexual.

Não possessividade
(em Sânscrito - Aparigraha)
Desejos além do nescessário.

Observância
(em Sânscrito - Niyama)
É o dever ético que contém austeridade, o perdão, o contentamento,a fé, caridade, a entrega de si à vontade Divina através da pureza interna e externa. Pureza de pensamento, doação. Organização da vida interior.

Purificação
(em Sânscrito - Cuca)
Pureza do corpo e harmonia do corpo e da mente. Alimentação pacífica. Nada excitante. Pensamentos puros e emoções controladas.

Contentamento
(em Sânscrito - Santosha)
Plenitude, beatitude, no Gita, aquele que não é afetado por coisa alguma boa ou má, não odeia nem se regozija, sua sabedoria está solidamente estabelecida.

Esforço sobre si mesmo
(em Sânscrito - Tapas)
Viver uma vida austera sem sonhar com a vida mundana. Preparar-se e praticar suportando as dificuldades. Esforço sobre si mesmo. O sacrifício é necessário.

O Estudo
(em sânscrito - Svâdhyâya)
Ler e estudar os textos sagrados.


Algumas palavras e seus significados

Ásanas: Posturas Corporais.
Pranayama: Controle da energia vital.
Sádhana: Caminho espiritual.
Pratyahara: Domínio dos sentidos.
Dharana: O som da quietude mental.
Dhyana: Conscientização além do mundo espiritual.
Samadhi: A mente se encontra absorvida pelo Espírito e o vê em todas as partes, estando a mente aniquilada, só o Espírito brilha em toda a sua glória natural.O Espírito adquire a onisciência intuitiva. O Samadhi é o objetivo do yoga.

“Maior que os escritos deste texto está a devoção à Deus”




Aulas Experimentais de Hatha Yoga

Ligue 3773-5784
para agendar


Teremos muita satisfação em receber a sua visita. Venha sem compromisso de matrícula.

Jardim Londrina,São Paulo/SP

Horários e Preços para a sua prática de Yoga





Localização

O bairro Jardim Londrina é um verdadeiro oásis na cidade de São Paulo.Muitos pássaros, árvores e flores. Venha desfrutar desta energia maravilhosa.
Veja mais >


Yoga

Praticado há milhares de anos o yoga pode ser denominado como “uma ciência”, pois é baseado na realização de posturas corporais e controle respiratório. Veja mais >


Galeria de Fotos

Nossas aulas, festas e eventos. Um pouco da nossa história. Nossas alunas e nossos alunos. Pessoas cósmicas e iluminadas que fazem o Instituto existir.
Veja mais >


Horários e Preços

Buscamos sempre adequar os nossos horários ao seu dia-a-dia. Manhã, tarde e noite. Tudo muito flexível. Venha experimentar.
Veja mais >


Doe Alimentos

Doe alimentos para Indianos. Basta 1 clique no botão verde abaixo do vídeo. Em menos de 5 segundos você faz a sua parte. Adicione o site BHOOKH.COM aos seus favoritos. Clique para doar >


Mahatma Gandhi

Principal personalidade da independência da Índia. Seu nome verdadeiro era Mohandas Karamchand Gandhi. Foi o maior defensor do Satyagraha como um meio de revolução. Veja mais >