< página inicial




yoga
 
Venha praticar yoga em um lugar silencioso, numa rua tranquila, muito arborizada e fácil de estacionar.
Direção: GOURA LILAH DEVI DASI ( Lize )



Praticado há milhares de anos o yoga pode ser denominado como “uma ciência”, pois é baseado na realização de posturas corporais e controle respiratório que proporcionam diversos benefícios aos seus praticantes.

A associação de movimentos corporais e respiração estimulam, fortalecem, alongam e relaxam todos os órgãos internos, a circulação sanguínea, os músculos e as articulações, regulariza as funções metabólicas além de aumentar o poder de concentração e autocontrole.

Mas não se trata apenas de exercícios corporais, é primeiramente uma filosofia oriental que há séculos vem arrebanhando mais e mais adeptos, de diferentes credos religiosos, que procuram acima de tudo o equilíbrio entre o corpo e a mente, uma pausa em meio à correria e o stress do dia-a-dia; seja qual for o motivo pelo qual o yoga é inicialmente procurado, que pode ser para ganhar vitalidade, aliviar as tensões, etc.

Seus métodos são diversos da cultura física simplesmente, e através do rico universo que gira em torno do yoga envolvendo a cultura indiana, os alunos vão descobrindo a si mesmos e alcançando um bem estar único fazendo a vida mais simples, deixando a rotina mais prazerosa, conseguindo maior bem estar e dando mais valor à essência das coisas e da vida.

E a atividade também faz bem às crianças. A busca por esta modalidade envolve vários motivos: a criança é muito agitada, está estressada, apresenta problemas respiratórios, dificuldade para dormir ou de concentração. O melhor é que os pais se surpreendem ao perceberem que os benefícios superam as expectativas e que as crianças gostam de realizar a atividade.

Desenvolvendo a percepção corporal, a flexibilidade, ajudando no controle da ansiedade e no equilíbrio emocional as aulas para crianças são muito lúdicas, comparando as posturas com movimentos da natureza e de animais cria-se respeito pela natureza e o espírito da coletividade, pois elas também aprendem que é importante respeitar os limites individuais.



União Real
Em Sânscrito: Raja
O caminho real


Introdução:
É o caminho que fornece ao ser humano estudar, dominar e dirigir a mente. Foi fundada por Patânjali séculos antes de Cristo.A mente foi estudada bem antes de Feud.O controle mental e a natureza pacífica e mística da filosofia hindu.O Raja yoga trata totalmente da mente e dos poderes psíquicos.O objetivo é desenvolver e fortificar tanto a virtude como o poder da concentração.Das numerosas escolas filosóficas, a escola de Patânjali deu influência emvários pensadores: Pitágoras – Platão - Spinosa – Kant - Schopenhauer – Emerson, gnósticos e místicos.

O Raja – yoga nos ensina que a mente é um poder soberano do Universo e quequando duas forças se acham concentradas em um objeto especial, a Natureza Real nos é Revelada.

Chita, substância mental, é um material finíssimo, sutil, que se manifesta por operações da mente. Segundo o Raja - yoga o mundo externo não passa de uma forma grosseira do mundo interno mais sutil.

O mais fino é a causa, o grosseiro o efeito. O homem que descobre e aprende como manipulareste elemento sutil terá toda natureza ao seu controle. Chegará ao ponto que o quechamamos lei da natueza não terá nenhuma influência sobre ele. Na prática da concentraçãoo verdadeiro Yogue que se propõe a dominar e qualificar as vórtices mentais que vemnos atormentando, ficando a nossa mente calma como a calma do oceano.



. Yama
Restringir, refrear, domar.
Referindo-se a ter sob controle, o domínio dos impulsos naturais inerentes a todos os seres vivos. O yama é composto de dez regras:

. Não-violência
(em Sânscrito - Ahimsa)
Consolidar seu espírito na Verdade.

. Verdade
(em Sânscrito - Satya)
É uma obrigação que se deve aplicar não só em relação aos outros, mas em si mesmo.

. Não roubar
(em Sânscrito - Asteya)
A cobiça material, ego, tirar a fé, a esperança, a pureza nossa e dos outros.
Mentir para si e para os outros.
Sufocar com chantagem emocional.

. Continência
(em Sânscrito - Bramacharya)
Não quer dizer que a união sexual seje pecado, pelo contrário, quem pratica o ato sexual deve fazê-lo com sentimento de respeito e humildade, evitando ações e pensamentos luxuriosos.
Bramacharya é um e estágio que transcende o desejo sexual.

. Não possessividade
(em Sânscrito - Aparigraha)
Desejos além do nescessário.

. Observância
(em Sânscrito - Niyama)
É o dever ético que contém austeridade, o perdão, o contentamento,a fé, caridade, a entrega de si à vontade Divina através da pureza interna e externa. Pureza de pensamento, doação. Organização da vida interior.

. Purificação
(em Sânscrito - Cuca)
Pureza do corpo e harmonia do corpo e da mente. Alimentação pacífica. Nada excitante. Pensamentos puros e emoções controladas.

. Contentamento
(em Sânscrito - Santosha)
Plenitude, beatitude, no Gita, aquele que não é afetado por coisa alguma boa ou má, não odeia nem se regozija, sua sabedoria está solidamente estabelecida.

. Esforço sobre si mesmo
(em Sânscrito - Tapas)
Viver uma vida austera sem sonhar com a vida mundana. Preparar-se e praticar suportando as dificuldades. O sacrifício é necessário.

. O Estudo
(em sânscrito - Svâdhyâya)
Ler e estudar os textos sagrados.


Algumas palavras e seus significados

. Ásanas: Posturas Corporais.
. Pranayama: Controle da energia vital.
. Sádhana: Caminho espiritual.
. Pratyahara: Domínio dos sentidos.
. Dharana: O som da quietude mental.
. Dhyana: Conscientização além do mundo espiritual.
. Samadhi: A mente se encontra absorvida pelo Espírito e o vê em todas as partes, estando a mente aniquilada, só o Espírito brilha em toda a sua glória natural.O Espírito adquire a onisciência intuitiva. O Samadhi é o objetivo do yoga.

“Maior que os escritos deste texto está a devoção à Deus”




Aulas Experimentais de Hatha Yoga


Teremos muita satisfação em receber a sua visita! Venha sem compromisso de matrícula.

Jardim Londrina,São Paulo/SP

Horários e Preços para a sua prática de Yoga





Localização

O bairro Jardim Londrina é um verdadeiro oásis na cidade de São Paulo. Muitos pássaros, árvores e flores. Venha desfrutar desta energia maravilhosa.
Veja mais >


Yoga

Praticado há milhares de anos o yoga pode ser denominado como “uma ciência”, pois é baseado na realização de posturas corporais e controle respiratório. Veja mais >


Galeria de Fotos

Nossas aulas, festas e eventos. Um pouco da nossa história. Nossas alunas e nossos alunos. Pessoas cósmicas e iluminadas que fazem o Instituto existir.
Veja mais >


Horários e Preços

Buscamos sempre adequar os nossos horários ao seu dia-a-dia. Manhãs e tardes. Tudo muito flexível. Venha experimentar.
Veja mais >


Uma Cultura de Generosidade

Todos os seres humanos devem ter a mesma oportunidade de sucesso na vida, independentemente das circunstâncias em que nasceram. GiveIndia, uma plataforma de doação online, permite que você apoie uma causa de sua escolha entre as ONGs que foram avaliadas quanto à transparência e credibilidade. Clique para doar >


Mahatma Gandhi

Principal personalidade da independência da Índia. Seu nome verdadeiro era Mohandas Karamchand Gandhi. Foi o maior defensor do Satyagraha como um meio de revolução. Veja mais >